Heatmap plugin

Prefeitura de Cândido Mota implanta coleta de óleo »

Prefeitura de Cândido Mota implanta coleta de óleo

O Programa Troca Ecológica da Prefeitura de Cândido Mota através das Secretarias de Assistência Social – SAS – Centro de Referência de Assistência Social-CRAS e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – SAAMA que atendia a cidade de Cândido Mota está atendendo agora também os Distritos de Nova Alexandria, Frutal do Campo e Santo Antonio do Paranapanema.

Através deste programa quem possui duas garrafas pet de dois litros cheias de óleo de cozinha usado pode fazer a troca por um litro de óleo novo.

“A partir de agora na primeira troca além do óleo o participante receberá um coletor residual que foi produzido com plastico reciclado e que oferece praticidade na coleta.

Na cidade as trocas acontecem na Secretaria de Assistência Social e no Acessa são Paulo e nos Distritos nas Estratégias Saúde da Família” explicou a secretária da SAS Thaiza Maroubo de Brito dos Santos.

Este programa de reciclagem de óleo de cozinha é muito importante e depende inteiramente da participação da comunidade. O mais comum é que o óleo seja despejado no ralo da pia da cozinha, mas esta atitude é bastante poluidora e pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.

“Economizar dinheiro e poupar o meio ambiente são alguns dos objetivos do Programa “Troca Ecológica”. Quem usa muito óleo, ou transforma o resíduo em sabão ou então descarta e muitas vezes de forma inadequada trazendo problemas na rede de esgoto.

Para evitar esse problema o melhor é que a pessoa troque o seu óleo usado por óleo novo” destacou Marcelo Moya secretário de Agricultura e Meio Ambiente. “Efetuamos a troca na Secretaria Municipal de Assistência Social e também no Acessa São Paulo ao lado da Praça da Matriz.

Na SAS a troca é efetuada de segunda a quinta-feira das 8 às 11 e das 13h30 às 16 horas e no Acessa SP de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e das 13h às 16 horas. Nos distritos as trocas poderão ser feitas nas Estratégias Saúde da Família de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

Basta que a pessoa leve as garrafas e a troca é feita na hora. O bom é que estamos tendo muita procura o que significa que esses litros de resíduos terão o seu uso adequado” destacou Thaiza Maroubo. “Realizamos a parceria com a Granol – Tupã, empresa que fabrica e comercializa este tipo de óleo e dará destinação correta aos já utilizados pelos consumidores evitando assim o dano ambiental causado pelo óleo de cozinha usado.

“Estamos realizando também a entrega do coletor residual que torna o manuseio muito mais prático e seguro.”
Além disso os biocoletores são fabricados em plásticos reciclados e reutilizam garrafas PET de 2 litros para armazenar o resíduo. O funil integrado evita vazamentos e desperdício” explicou o prefeito de Cândido Mota Roberto Bueno (PHS).

Combustível de origem vegetal A Granol reaproveita como matéria-prima para o combustível de origem vegetal que, depois de passar pelo refinamento em Tupã, é encaminhado para a Unidade Industrial de Anápolis, onde acontece o restante do processo para a transformação do óleo usado em biodiesel, conhecido com Grandiesel.

Fonte: http://www.candidomota.com.br/

Comentários

comentários

Categories: Projetos de Coleta de Óleo